Virtual x Real: o que esperar das experiências de consumo?

August 27, 2018

Em tempos em que praticamente tudo pode ser adquirido via internet, sejam produtos ou serviços, o espaço físico de venda está fadado ao desaparecimento?

 

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em várias capitais brasileiras traz informações importantes sobre o assunto.

 

De fato, 60% dos consumidores preferem adquirir produtos pela internet, em função do preço, da comodidade e da rapidez.

 

Porém, há um contingente grande de consumidores que prefere a compra na loja física, por considerarem imprescindível a visualização do produto, além de acharem importante ter o produto imediatamente em mãos e de gostarem de aproveitar os momentos de compra como lazer. Além disto, consideram a compra na loja física mais segura, mais fácil de realizar trocas e com melhor relacionamento entre o lojista e o cliente.

 

Assim, pode-se assumir que existe espaço para cada canal – seja e-commerce, ponto físico ou ambos – e a escolha parte do perfil do consumidor, do momento da compra, da urgência em ter o produto, da maior ou menor necessidade da experiência sensorial.

 

Acreditamos que a experiência presencial de consumo dificilmente será extinta, pois a compra extrapola a aquisição de um produto: é uma dinâmica cheia de fatores emocionais envolvidos. E o contato presencial pode proporcionar experiências mais afetivas, interativas, humanas, calorosas e pessoais.

 

Enfim, a nossa sugestão é que cada canal procure incorporar os pontos positivos do outro, a fim de proporcionarem experiências mais completas para os clientes.

 

Desta forma, se a realidade do seu negócio passa necessariamente por um espaço físico onde oferece seus produtos ou serviços, é sempre imprescindível zelar pela experiência que o cliente terá neste espaço: a beleza e conforto do local onde recebe os seus clientes, a qualidade do atendimento que presta a eles, o quanto são surpreendidos positivamente enquanto estão ali, o quanto os conceitos da sua marca estão traduzidos neste espaço... enfim, invista em toda e qualquer ação no sentido de despertar sensações e sentimentos positivos. Pois esta é uma forma imbatível de conquistar e fidelizar os seus clientes. E, consequentemente, de ter resultados cada vez melhores em seu negócio!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Com'Up em matéria da revista Exame

January 6, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

  • Instagram - White Circle
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

(51) 4100.0370

       (51) 99616.9729

contato@comup.pro.br

Av. Érico Veríssimo, 1140 sala 406

Porto Alegre - RS

Escritório Florianópolis:

(48) 4105.0374